Translate this Page
ONLINE
3





Como Ser um Jovem Influente?

Como Ser um Jovem Influente?

Existe uma sentença, de âmbito espiritual, pela qual nenhum jovem cristão pode fugir: ou influenciamos este mundo ou seremos influenciados por ele. Não há como ser cristão e ficar em cima do muro. Não há como ser neutro quando se trata valores e princípios. O neutro geralmente é o pior, é aquele que, como se diz popularmente, acende uma vela para Deus e outra para o Diabo. Saia da neutralidade. O jovem cristão quando decide ter personalidade própria e seguir valores bíblicos, possui o potencial para fazer a diferença no mundo e não precisa ser neutro. Infelizmente, muitos jovens têm escolhido pelo caminho mais fácil, porém com final desastroso, jogando no lixo todo um potencial de transformação. Agora se você que lê este artigo neste momento, quiser se distinguir de muitos jovens e fazer a diferença, aqui vão algumas dicas de ouro para que você seja um jovem de influência:

 

1- Cuide do seu testemunho: Suas palavras precisam ser confirmadas por seus atos. Não adianta nada fazer discursos polidos e eloquentes, se eles não passarem de demagogia. Seus discursos produzirão resultados, se forem frutos de uma vida de renúncia e fidelidade para com Deus. Será infrutífero um discurso de santidade para com seus amigos da escola, se você participar das mesmas baladas e hábitos mundanos que eles participam, inclusive eles estarão em situação melhor porque participam de tais hábitos, em sua maioria, por falta de conhecimento (estão presos na Matrix) e não de forma consciente. Agora quando as pessoas percebem que você realmente pratica o que diz você ganha autoridade e elas passam a te respeitar. Em tempos de muita hipocrisia e de pessoas de mentes vazias, quem aparece trazendo ideias novas e as vivendo no dia-a-dia chama a atenção e consegue fazer a diferença.

 

2- Conheça a Bíblia Sagrada: O evangelho nos traz uma cosmovisão, isto é, um modo de enxergar a cultura, as pessoas, a sociedade e o mundo. Essa cosmovisão esta expressa nas Sagradas Escrituras. E é, nesse momento, que a pergunta surge: como influenciaremos o mundo a respeito dessa cosmovisão se nem nos a conhecermos? Só conseguirmos influenciar sobre aquilo que já conhecermos de antemão. Ha muitos jovens cristãos, assim como irmãos mais velhos, que não leem a Bíblia Sagrada diariamente, deixando para ler apenas nos cultos nos momentos das pregações. A leitura diária e contextualizada da Bíblia Sagrada é fundamental para você ser um jovem de influência. Um jovem que conhece a Bíblia Sagrada, é um jovem que esta pronto para alimentar espiritualmente todos aqueles que precisarem. Seja aluno assíduo na Escola Bíblica da sua igreja.

 

3- Faça parte de um grupo: Se você for um bom jovem cristão conseguirá influenciar algumas pessoas, porém isolado sua influência é muito limitada. Para que sua influência seja potencializada e você alcance mais pessoas, é necessário que você participe de um grupo cristão. Pode ser um grupo de amigos cristãos, pode ser um grupo de estudo bíblico, pode ser o departamento de jovens da sua igreja, pode ser um grupo de ativismo político cristão (como este aqui que luta contra o aborto), um grupo de evangelização e muitos outros. Quanto a grupo de amigos tome cuidado para que seja um grupo de amigos realmente cristãos. Existem jovens cristãos que são mais mundanos e carnais do que jovens do mundo. Se você participar de um grupo com jovens assim o efeito será reverso. Quanto ao departamento de jovens da sua igreja, talvez seja o mais importante grupo que você tenha que participar para aumentar sua influência. Alguns jovens até participam, mas de maneira descompromissada faltando regularmente ensaios, reuniões e passeios do grupo. Tenha compromisso com seu grupo e prepara-se para alcançar pessoas que você nunca alcançaria sozinho.

 

4- Tome atitude: O mundo hoje é cheio de pessoas bem intencionadas com muitos projetos e sonhos, mas na hora da prática são poucos os que tomam alguma atitude. Idealistas que não partem para ação são servos inúteis para o Reino de Deus. Muito se fala hoje de como pessoas sonhadoras são magníficas. Não acredito que todo sonhador seja boa pessoa, mas apenas aqueles que tomam atitudes para transformas seus sonhos em realidade. Os demais são apenas bobões iludidos com a vida metidos a sonhadores. Se Deus colocou algo no seu coração, ponha em prática. Ainda que demore e você encontre algumas dificuldades, Deus te honrará. Nada que fazemos para Deus é em vão. Qual o projeto que Deus colocou no seu coração? Talvez seja fazer um evangelismo, um evento, um grupo de estudo bíblico na Universidade, um blog na internet, uma página no Facebook, um curso de teologia, uma ação social etc. Independente do que seja, tome uma atitude e comece a por algo em prática para que você exerça influencia sobre este mundo e não seja um servo inútil.

 

Jovem cristão, seguindo essas dicas, você será um jovem influenciador com característica de liderança e não um besta que segue somente aquilo que a maioria diz. Temos um poder de influência que nem ao menos imaginamos o tamanho. Deus tem nos chamado para levarmos seu evangelho a uma geração corrompida, que perdeu sua essência e seus valores. O nosso grande desafio é resgatá-los enquanto é tempo. Nossa influência pode ser ponto crucial para libertá-los. Entenda seu papel dentro do Reino de Deus, você é peça fundamental dentro desse grande projeto divino. Não corra do seu chamado, não questione ele, não resista, não tente mudá-lo e nem abandoná-lo, apenas aceite-o de bom grado, faça sua parte e espere para ver a recompensa por parte de Deus. Vale á pena.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

Não Seja um Jovem Bobão