Translate this Page
ONLINE
2





O Pastor Como Mestre das Escrituras

O Pastor Como Mestre das Escrituras

''E vos darei pastores segundo o meu coração, as quais vos apascentarão com ciência e inteligência.'' Jr 3:15

 

Em Efésios 4:11 vemos uma lista de dons ministeriais: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. No que concerne aos dois últimos ministérios muitos exegetas (interpretes da escritura) não colocam eles como ministérios distintos, mas como dois aspectos de um mesmo ministério.

 

Ou seja, para eles existe a figura do pastor-mestre. Alguém que exerce a função pastoral dominando a arte do ensino da palavra de Deus. Isso é algo fundamental levando em consideração também que 1 Timóteo 3:2 coloca que o pastor deve ser apto para ensinar.

 

O pastor-mestre pode ser a solução para o problema que enfrentamos hoje de igrejas de espiritualidade vazia e que praticam muitas heresias. O pastor que leva o ensino a sério não terá aquele pensamento pragmático de que o que importa é estar com a igreja cheia independente de que se esteja pregando o verdadeiro evangelho ou não. Até mesmo sua pregação tende a ser mais fundamentada na Bíblia Sagrada e menos em suas próprias ideias.

 

Veja a importância que o pastor-mestre tem em 1Tm 5:17:

 

''Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.''

 

Ou seja, os obreiros que trabalham no ensino, incluindo ai o pastor-mestre, são de destaque para o Senhor e são dignos de honra dobrada. O Senhor sabe que o ensino é um dos fundamentos da igreja e não pode de forma alguma ser negligenciado. É ele que dá toda a base estrutural para um bom desenvolvimento da obra de Deus. Feliz é a igreja que tem um pastor-mestre para dar prioridade ao ensino em vez de, por exemplo, ao entretenimento.

 

Se você já pastor e quer se tornar também um mestre da palavra de Deus para benefício da sua igreja confira algumas dicas:

 

1- Leia e estude a Bíblia Sagrada todos os dias. Este vídeo abaixo te ensina qual é a melhor maneira de ler a Bíblia Sagrada.

 

 

2- Ore a Deus pedindo sabedoria.

3- Leia bons livros. Eu indico um que fala a respeito dos maiores pregadores da historia: Heróis da Fé do Orlando Boyer. Ele está disponível nesse link aqui.

4- Procure participar de cursos, conferências e palestras. São ótimos para quem quer aprender e crescer.

 

Essas dicas valem também para quem não é pastor e quer se tornar. Oremos por mais pastores que também sejam mestres. A igreja do Senhor Jesus agradecerá.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

Ensino ou Entretenimento?