Translate this Page
ONLINE
1





Você é Arminiano e Nem Sabe

Você é Arminiano e Nem Sabe

Você acredita que Jesus morreu por todas as pessoas? Você acredita que o cristão pode se desviar e assim perder sua salvação? Você acredita que Deus não força o cristão a segui-lo, mas lhe dá a possibilidade de resistir a sua graça? Se respondeu sim você é um arminiano e talvez nem soubesse. Parabéns!

 

A maioria dos cristãos da atualidade segue a teologia exposta por Jacobus Arminius, o arminianismo. Ele foi um teólogo holandês do século XVI que contestou os ensinos de João Calvino sobre salvação. Após sua morte seus seguidores, os remonstrantes, divulgaram suas ideias.

 

João Calvino foi um teólogo e reformador francês que pregava, entre outros ensinos, que a salvação está reservada apenas para os eleitos desde a fundação do mundo e que uma vez salvo essa salvação não poderia mais ser perdida.

 

O problema é que embora a maioria dos cristãos na prática na hora do evangelismo e da pregação sejam arminianos eles não conhecem a doutrina arminiana. Infelizmente se ensina pouco nas igrejas pentecostais (a maioria delas são arminianas) sobre o arminianismo e até pouco tempo quase não existiam livros no Brasil sobre o arminianismo.

 

O desconhecimento sobre o assunto é tanto que muita gente confunde o arminianismo com o semi-pelagianismo que é a doutrina que preconiza que o homem não é totalmente depravado pelo pecado e que é salvo pela fé em conjunto com as obras. O que é diferente do arminianismo que prega que o homem é salvo somente pela fé em Cristo Jesus. Essa confusão entre os dois conceitos existe tanto para os que professam o arminianismo tanto para os seus críticos.

 

SÉRIE SOBRE O ARMINIANISMO

 

Irei aos poucos publicar artigos sobre o arminianismo a fim de sanar um pouco essa lacuna no meio cristão. Eles tratarão ponto por ponto do acrônimo FACTS que resumem no inglês o 5 pontos do arminianismo em contraste com os 5 pontos do acrônimo TULIP que resumem também no inglês o pensamento do calvinismo (corrente dos seguidores de João Calvino).

 

           FACTS                                                                       TULIP

 

  1- Depravação Total                                             1- Depravação Total

  2- Eleição Condicional                                          2- Eleição Incondicional

  3- Expiação Geral                                                 3- Expiação Limitada

  4- Graça Resistível                                               4- Graça Irresistível 

  5- Segurança em Cristo                                        5- Perseverança dos Santos

 

A MANEIRA CERTA DE DEBATER

 

Os artigos visarão apenas esclarecer para o público cristão o que realmente ensina o arminianismo. Não objetivarão atacar os irmãos calvinistas ou convencer quem já tem opinião formada. Existem pela internet muitos ''cristãos'' que debatem o assunto de forma agressiva e carnal xingando e/ou menosprezando aqueles que não concordam com eles. O excesso acontece dos dois lados e eu creio não ser essa a melhor maneira de debater assuntos teológicos.

 

A IMPORTÂNCIA DO ASSUNTO

 

Muita gente crítica a divulgação deste tipo de assunto alegando ser ele inútil. Dizem que o que importa é ir pregar a salvação para os perdidos e pronto. Mas é justamente ai que surge a importância de falar sobre o arminianismo e sobre o calvinismo. Iremos pregar qual salvação? Um salvação para todos ou só para os eleitos? Uma salvação que pode ser perdida ou uma salvação para sempre?

 

Por isso, te aguardo nos nossos próximos artigos.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

Pentecostalismo, Neo-Pentecostalismo e Reteté