- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Doutrina Cristã
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
1 |







O que é Psicanálise?
"O profeta que tem um sonho, conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? — diz o Senhor." Jr 23:28
A Psicanálise consiste em um método de terapia em que o terapeuta analisa e interpreta os sonhos da pessoa e outros elementos a fim de conhecer o seu inconsciente. A Psicanálise foi criada por Sigmund Freud que era um médico e pesquisador austríaco. Para ele, a mente humana é dividida em três partes: o consciente, o pré-consciente e o inconsciente. O consciente seria a parte mais superficial da mente que nós acessamos todos os dias, o inconsciente seria a parte mais profunda onde se encontram os traumas, lembranças antigas e emoções reprimidas, o pré-consciente seria parte intermediária entre as duas anteriores.
A Psicanálise é conhecida como uma das áreas e escolas da Psicologia. Alguns acusam a Psicanálise de ser uma pseudociência (quando algo se apresenta como ciência, mas não segue os rigores metodológicos da ciência). De fato, a Psicanálise mistura conceitos científicos com conceitos filosóficos, mas, na minha opinião, ela não chega a ser pseudociência por possuir resultados em pesquisas científicas.
Freud, o criador da Psicanálise, era um homem de inteligência ímpar, porém ele não acreditava em Deus. Para ele, a crença em Deus era apenas fruto da dependência do ser humano de proteção e amor, ligada à figura do pai. Mesmo assim, não se pode negar a relevância de seus escritos no passado e no presente momento, pois sua forma de terapia ajuda muitas pessoas. Com certo cuidado, não deixemos de apreciar o seu trabalho.