Translate this Page
ONLINE
2





Me Sinto Tão Sozinho

Me Sinto Tão Sozinho

Me Sinto Tão Sozinho

O filósofo Nietzsche alardeava em sua filosofia a chamada ''morte de Deus''. Muitos não compreendem o que ele queria dizer com isso. Com a frase ''Deus está morto'' ele queria expressar a ideia que com a evolução da ciência e da tecnologia o homem passaria a achar a crença em Deus desnecessária. O ser humano passaria a achar-se autosuficiente desprezando um relacionamento imediato com Deus. Assim Deus estaria ''morto'' para as pessoas. Infelizmente, isso tem sido verdade para muitos. Vários jovens e adultos passaram a viver com se Deus não existe se preocupando apenas com os afazeres da vida.  Tem colhido como fruto dessa atitude um tremendo sentimento de vazio existencial e de solidão.

 

Não é meu objetivo aqui neste artigo tratar do debate sobre a existência de Deus. Deixo isso para outra hora e já tenho um artigo sobre isso aqui. Quero tratar do significado existencial de Deus para o ser humano. Nos fomos criados para amar a Deus e sermos amados por ele. Deus deseja ter um relacionamento intímo conosco. Sem ele somos como filhos orfãos que perderam seu pai. Isso não que dizer que você não pode evoluir e se tornar independente. Um filho cresce e se torna de certa forma independente do pai. Mas esse filho mesmo adulto e independente não pode deixar de ter um relacionamento com o pai. Da mesma forma com todo a ''independência'' que temos não podemos deixar de ter um relacionamento com Deus. Nada pode preencher o lugar dele. Uma vida sem Deus pode trazer o pior tipo de solidão. A solidão mesmo quando se está rodeado por muitos.

 

Um ateu pode ser feliz? Claro. Mas acredito que essa felicidade será relativa e que somente em Cristo pode haver uma felicidade plena. Mas creio que em pior situação estará o que acredita em Deus, mas vive como se não acreditasse não se preocupando em buscá-lo. O filósofo Kierkegaard já falava desse vazio existencial que só Deus preenche. Muitos sentem que falta algo na vida deles e tentam preencher com todo tipo de coisa. Com dinheiro e por isso trabalham desenfreadamente não deixando tempo para a família. Outros tentam preencher com relacionamentos amorosos ficando com uma pessoa diferente a cada dia. Há quem viva escravo da popularidade. Tentando sempre estar no topo das relações sociais para não se sentir só. Todos esses no fim acabam falhando. Conseguem dinheiro, popularidade, mulheres, vivem rodeados de pessoas e só ficam cada vez mais solitários.

 

Nunca na historia a humanidade viveu em uma época de tanta solidão. Temos celulares com mil contatos e perfis no facebook com cinco mil amigos e ainda sim parece que estamos dentro de uma grande bolha isolados do mundo. A solução para sua solidão e vazio está em buscar a Deus. O homem moderno passa muito tempo com seus afazeres buscando uma prosperidade material que se esquecem de buscar a presença de Deus. E não só pessoas que ainda não conhecem o evangelho. Muitos evangélicos já quase não aparecem na igreja andando sempre numa busca exacerbada por dinheiro. E quando vão na igreja é para fazer campanhas em busca de mais dinheiro. Esse tipo de espiritualidade também não preenche a solidão de nossos corações.

 

Busque a Deus com humildade reconhecendo ser pecador e com sinceridade que encontrará a cura para sua solidão. Alguém pode perguntar sobre como buscar a Deus. Ora se busca a Deus na oração onde agradecemos e contamos nossos anseios. Busca-se na leitura bíblica onde está revelada a vontade de Deus para a humanidade como um todo e para você individualmente. E por fim, na comunhão com os irmãos. Participando das reuniões de uma igreja séria isso trará tratamento para você. Mas não basta apenas ir à reunião e não falar com ninguém. É preciso interagir com eles. Participar de algum departamento é fundamental. Faça amizades e compartilhe experiências com eles. É bem verdade que existem muitos cristãos falsos fofoqueiros e isso exige certa cautela. Contudo também existem muitos cristãos sinceros e que poderão te ajudar bastante. Grave bem essa fórmula: oração, leitura bíblica e comunhão.

 

Não quero ser hipócrita e dizer que não precisamos ter amigos, nem relacionamento amoroso e nem dinheiro. Precisamos ter também tudo isso e Deus deseja que tenhamos mesmo. Ele até nos ajuda a conquistar essas coisas já que é um Deus pessoal e amoroso. O que defendo é que aquilo que precisa ser ocupado por Deus dentro dos nossos corações nenhuma outra coisa conseguirá ocupar. DostoIévski já dizia que todo ser humano tem dentro si uma lacuna do tamanho de Deus. Não perca tempo e passe a buscar a presença de Deus. Ele diz: ''Tornai-vos para mim e eu tornarei para vós''. Buscando a Deus ele deixará ser encontrado por você.

 

Curta nossa página JP - Jovens Pregadores

Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes

 

Conteúdo Relacionado

Antídoto para o Mundo