Translate this Page
ONLINE
2





Qual é o Papel de Maria no Cristianismo?

Qual é o Papel de Maria no Cristianismo?

Sei que esse assunto é delicado para os católicos, mas não é meu objetivo ofender ninguém. Até porque em tempos de constante secularização é necessário cada vez mais uma união entre as diversas ramificações cristãs. Acontece que muitos pessoas pensam que os protestantes demonizam Maria e a enxergam como uma desclassificada. Nada mais falso. Quero neste artigo elucidar essa questão demonstrando qual a verdadeira visão protestante sobre Maria e qual é o papel dela dentro do cristianismo.

 

Para sabermos a visão protestante sobre Maria temos que nos remontar a Bíblia Sagrada, pois a teologia protestante é distinta da teologia católica. Na teologia católica a Bíblia está em pé de igualdade com outros dois pilares: a tradição católica e o magistério da igreja, já na teologia evangélica a Bíblia é suprema em questão de fé sendo a tradição, a razão e a experiência fontes subsidiárias. Dito isso, passemos para dois textos bíblicos sobre Maria que considero fundamentais:

 

''Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus meu salvador,'' (Lucas 1:46 e 47)

 

''Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram! Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra Deus e a guardam''  (Lucas 11: 26 e 27)

 

Maria diz no primeiro texto citado que se alegra em seu salvador. Isso indica que ela possuia pecados, porque só pecadores necessitam de salvadores. No segundo texto bíblico citado Jesus ao ser provocado (provocado aqui no sentido de afirmativa) por uma mulher exaltando Maria, declarou que mais bem-aventurados do que ela eram até mesmo os que ouviam e praticavam a palavra de Deus. Portanto, realmente na visão biblicista protestante Maria não é santa, intercessora, imaculada e qualquer outra posição acima dos homens. Mas isso não quer dizer que ela não tenha tido sua importância e suas virtudes. Aliás, Maria se encaixa perfeitamente na descrição da mulher virtuosa de Provérbios 31:10.

 

Ao lado de grandes mulheres de Deus da Bíblia como Débora, Ana, Rute, Noemi e outras Maria exerce um papel no cristianismo de demonstrar a importância da mulher e de ser um modelo de como se comportar. Maria foi uma mulher corajosa e de fibra. Recebeu ela uma missão muito difícil da parte de Deus: dar á luz ao Filho de Deus e cuidar dele até que estivesse adulto. Para cumprir sua missão Maria enfrentou perseguições e correu riscos sem nunca desistir. Sofreu bastante ao ver seu filho ser crucificado, mas alegrou-se ao saber que ele tinha ressuscitado. 

 

Algumas virtudes de Maria explicitas na Bíblia que servem de exemplo para as mulheres de hoje são: sua obediência ao não questionar a vontade de Deus para sua vida (Lucas 1:38), sua fé grandiosa ao acreditar nas palavras do anjo que lhe apareceu (Lucas 1:45), sua adoração espontânea e sincera (Lucas 1:46) e por conta de suas qualidades não foi desamparada por Cristo (João 19: 26 e 27). Sua pureza e fé são marcas que toda mulher cristã deve ter. Em tempos onde muitas mulheres tem seguido pelo caminho da imoralidade sexual com o pretexto que os homens também são imorais (uma coisa não justifica a outra já que a imoralidade é condenável biblicamente para ambos os sexos), Maria é um referência primordial.

 

Verdadeiramente para os protestantes Maria não é imaculada ou intercessora entre Deus e os homens, mas ela, mesmo na visão protestante, foi uma grande mulher de Deus. Seu papel no cristianismo é revelar todo o potencial da mulher em ser usada por Deus tanto quanto o homem. Sofreu, se alegrou, padeceu, enfrentou, cuidou, vigiou e acreditou, enfim ela cumpriu seu papel. Ela é um símbolo para mulheres que não querem viver na Matrix e nem se entregar aos valores deste mundo. É possível você mulher ser bonita, bem resolvida, arrumada, inteligente, socializada, atraente e ao mesmo tempo não fugir um palmo dos padrões bíblicos para sua vida. Pense fora da caixinha, aprenda com Maria a ser uma grande mulher de Deus.

 

 

 

 Conteúdo Relacionado

Como Lidar com o Catolicismo?