Translate this Page
ONLINE
3





O cristianismo defende valores morais absolutos?

O cristianismo defende valores morais absolutos?

Mateus 7:12 "Façam aos outros o que vocês gostariam que eles fizessem a vocês"

 

Muitas pessoas dizem que o cristianismo defende valores morais absolutos, ou seja, se algo é errado, será errado independentemente do local, época, cultura e circunstâncias do caso específico. Por exemplo, nessa visão, matar seria errado em qualquer tipo de situação. Porém, esta não é a visão colocada pelo cristianismo. Existe uma diferença entre valores morais absolutos, relativos e objetivos.

 

Esta é uma diferença demonstrada no livro ''Cristianismo Puro e Simples''. Na verdade, o cristianismo defende valores morais objetivos. Ou seja, algo pode ser realmente ruim independentemente da opinião das pessoas ou da cultura da época. Por exemplo, matar é algo objetivamente errado. Não se pode tirar a vida do semelhante, mas em um caso de legítima defesa, em que o outro tenta primeiro tirar sua vida, matar seria algo aceito. Nesta situação, em vez de prevalecer o princípio moral da vida, prevaleceria o princípio moral da autodefesa.

 

Quem defende valores morais objetivos, difere do que defende valores morais absolutos e difere também do que defende valores morais relativos. Para um relativista, os valores morais são diferentes dependendo da época e da cultura de cada local. Em uma cultura, matar pode ser algo errado e, em outra, algo aceito. Já para o cristão, matar será errado independentemente da cultura e da opinião das pessoas, mas, em uma situação como a da legítima defesa, seria algo aceito.

 

Cabe lembrar que os valores morais do cristianismo são retirados da Bíblia Sagrada, principalmente do Novo Testamento. Segundo a doutrina cristã, ela é a nossa regra de fé e prática. Eu espero que você tenha compreendido estes conceitos. Que Deus abençoe sua vida.