- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Doutrina Cristã
- Contribua
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
3 |






O que é heresia?

1 Coríntios 11:19: "Porque é necessário que até haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós".
A palavra heresia vem do grego haìresis, que significa ''escolha'', ''opção'', ''partido tomado'', entre outros significados. É quando uma pessoa decide crer e seguir uma doutrina contrária ao ensinamento que ficou estabelecido nos primeiros concílios cristãos da História e que está claramente posto nas escrituras. Um exemplo disso seria quando uma pessoa se diz cristã, mas nega a divindade de Cristo (uma das doutrinas cristãs centrais), dizendo ser ele apenas uma criatura.
Quem afirma tal coisa está claramente crendo em uma heresia. É importante pontuar dois princípios. O primeiro é que o conceito de heresia não se aplica àquele que não é cristão. Para incorrer em heresia, é necessário que o indivíduo seja cristão ou pelo menos se diga cristão. Após começar a acreditar em uma heresia, nós temos que orar para que o indivíduo se arrependa e, se possível, alertá-lo para que ele deixe esta prática. Se persistir no engano, deve ser deixado nas mãos de Deus.
O segundo princípio a ser tratado é que heresia é diferente de erro doutrinário. Não devemos abordar os dois conceitos da mesma forma. No primeiro caso, está envolvida uma crença que afeta a salvação e a comunhão com Deus. No segundo caso, está envolvida uma crença secundária, que não afeta a salvação. Alguns exemplos de crenças secundárias são as discussões entre arminianismo e calvinismo, se pode ou não ter ministério de dança na igreja, se pode ou não o cristão beber vinho, entre outras. Que Deus te dê compreensão desses conceitos e abençoe sua vida.