- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Doutrina Cristã
- Contribua
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
4 |






Para batizar precisa de estudo bíblico?

Muitas pessoas defendem a tese de que, para batizar, basta a pessoa acreditar em Jesus e depois descer às águas. Segundo eles, o texto em que Filipe (o evangelista) batiza o eunuco é uma prova disso. O eunuco acredita em Jesus e depois é batizado. Vamos analisar o texto para ver se realmente é isso. Veja Atos 8:30 a 35:
''E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação, foi tirado o seu julgamento; e quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.''
Observe que o texto deixa claro que o eunuco já lia e estudava as escrituras, porém ele ainda não conseguia entender e interpretar o texto bíblico. O texto em questão era uma profecia de Isaías, a qual o eunuco pensava que se referia ao profeta Isaías ou a algum outro profeta. O versículo 35 é o que mais elucida a questão:
''Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.''
Filipe conhecia as escrituras e o versículo diz que ele começou a explicar sobre Jesus a partir do profeta Isaías. A expressão ''começou'' indica que ele explicou outros livros do Antigo Testamento que testificam sobre Jesus. Naquele tempo, não havia capítulos e versículos. Filipe deu um estudo bíblico cristológico para aquele homem. Os versículos 36 e 37 finalizam o problema:
''E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.''
Como o versículo diz que o eunuco pergunta o que faltava para ele ser batizado e Filipe responde que ele precisava acreditar de todo o coração, alguns dizem que basta acreditar em Jesus para ser batizado. Mas nós vimos que o eunuco já lia as escrituras e que tinha recebido um estudo de Filipe. Portanto, para batizar não é necessário participar de um curso de um ano, mas é preciso sim receber algum tipo de instrução. Pode ser um curso rápido ou um ''aulão'' antes do batismo, porém batismo sem instrução é banalização das coisas sagradas.