Translate this Page
ONLINE
3





Cristão pode comemorar aniversário?

Cristão pode comemorar aniversário?

"Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio." — Salmos 90:12

 

Algumas pessoas dizem que comemorar aniversário é pecado, que é algo que vem do paganismo. Para eles, velas, bolos e presentes são provenientes de religiões antigas. Argumentam que os judeus não comemoravam aniversário e nem mesmo os cristãos primitivos. Citam como exemplos Faraó (Gn 40:20) e Herodes (Mt 14;6), para dizer que somente pagãos comemoravam aniversário.

 

Este tipo de argumentação não faz muito sentido. Imagine uma pessoa que está no mundo e que é pagã. Todo final de semana, ela joga futebol com os colegas do trabalho. Depois, ela se converte e para de jogar futebol. Ela fez certo? Não, pois jogar futebol não é pecado. Se lá eles praticam rituais depois do jogo, ela pode simplesmente jogar futebol com os colegas da igreja. O fato de que os pagãos comemoravam aniversário não implica, por si só, que jogar futebol é pecado ou paganismo.

 

Nem mesmo objetos usados em rituais necessariamente são pecaminosos. Em algumas religiões, o tambor é usado no ritual, mas isso não implica que um cristão não possa tocar tambor na sua casa. Para se dizer que algo é pecado e/ou inerentemente pagão, é preciso ter um texto bíblico afirmando isso claramente. Lembre-se do princípio hermenêutico que diz que tudo que não está expressamente proibido na Bíblia é permitido. Segundo a doutrina cristã, a Bíblia é a nossa regra de fé e prática. Não há nenhum versículo bíblico proibindo alguém de comemorar aniversário.

 

Que Deus abençoe sua vida e ministério.