Translate this Page
ONLINE
5





O Espírito Santo é uma força ativa?

O Espírito Santo é uma força ativa?

2 Coríntios 3:17: "Porque o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade".

 

Existem pessoas que defendem que o Espírito Santo não é uma pessoa da Trindade, mas sim apenas uma força ativa. Ele seria, nessa visão, uma espécie de energia que emana de Deus. Porém, vou colocar aqui algumas passagens bíblicas que apontam para a pessoalidade de Cristo, conforme preconiza a doutrina cristã. Vejam:

 

"Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, este vos ensinará todas as coisas" (João 14:26).

 

"Quem sondará os corações sabe qual é a intenção do Espírito, porque ele intercede pelos santos segundo a vontade de Deus" (Romanos 8:27).

 

"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos enviarei, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim" (João 15:26).

 

"O Espírito disse a Filipe: 'Aproxima-te e junta-te a esta carruagem'" (Atos 8:29).

 

"Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer" (1 Coríntios 12:11).

 

Em todas estas passagens, vemos o Espírito Santo praticando ações pessoais. Ele ensina, intercede, testemunha, fala com o evangelista Filipe e distribui suas dádivas. Não tem como ele ser apenas uma energia presente neste mundo. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. É ele que nos mostra a salvação em Cristo Jesus.