Translate this Page
ONLINE
4





Ministério de Dança é Bíblico?

Ministério de Dança é Bíblico?

Salmos 149:3 "Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa"

 

Entende-se aqui ministério de dança como um grupo de pessoas que faz alguma coreografia durante o culto com o intuito de louvar a Deus. Existe também a dança profética, mas este tema é para outro artigo. É algo diferente. Lembre-se de que dançar não é pecado. Davi dançou na presença de Deus (2 Sa 6:14). Em tese, não seria pecado, mas ainda falta algo a ser analisado.

 

Tudo dependerá de qual princípio interpretativo normativo você segue. Se seguir o princípio calvinista, ele diz que somente aquilo que está expressamente previsto na Bíblia pode ser feito, você será contra, pois a dança não está entre os elementos tradicionais do culto: oração, palavra, louvor, bênção apostólica, testemunho e oferta. Porém, se você seguir o princípio luterano/metodista, que diz que tudo aquilo que não está expressamente proibido pode ser feito, você será a favor por dançar não ser pecado.

 

Eu sigo o princípio interpretativo normativo metodista/luterano. Eu acredito que, se seguirmos ao pé da letra o princípio calvinista, muitos elementos dos cultos e das igrejas teriam que ser retirados, como instrumentos modernos, departamentos de jovens e crianças, cantina, estatuto e regimento da igreja, Bíblias de estudo etc. Nenhuma dessas coisas encontra previsão na Bíblia, contudo não contrariam nenhum princípio da Bíblia. Por isso, eu acredito que o ministério de dança é bíblico, pois não contraria nenhum princípio bíblico.

 

Lembrando que este artigo não é para criticar o calvinismo. É para tratar de dança e interpretação bíblica. Que Deus abençoe sua vida.